Equipa

A equipa da Crest acumula 50 anos de experiência em private equity,
tendo investido acima de €250 milhões em mais de 40 transações.

Os membros da Crest, que trabalham juntos há mais de 10 anos, lideraram múltiplos processos de consolidação e internacionalização
em várias empresas de diferentes sectores de atividade.


Entre as medidas implementadas nas empresas em que participaram, destacam-se:

  • Aumento da capacidade instalada
  • Lançamento de novos produtos
  • Expansão para novos mercados
  • Aquisição e integração de empresas

Marco Lebre


Marco é membro da Equipa de Investimento da Crest Capital Partners.

Em 2002 fundou a Explorer Investments, onde esteve exclusivamente dedicado à área de private equity, tendo participado no levantamento e gestão de mais de €400 milhões divididos por três fundos – Explorer I, Explorer II e Explorer III. Entre 2004 e 2017 trabalhou em mais de 30 transações de aquisição e venda, tais como a Oficina do Livro, Alfasom, Probos, Finieco ou Grestel. Neste período foi administrador da Explorer Investments e de diversas participadas dos três fundos, incluindo a totalidade das empresas que constituíam o Fundo Explorer III.

Anteriormente, trabalhou na área de fusões e aquisições do BBVA em Portugal e na holding da Jerónimo Martins.

É professor convidado da disciplina de private equity da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa).

Licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), possui ainda um MSc em Economia e Finanças pela Universidade Pompeu Fabra (Barcelona).


David Calem Ferreira


David é membro da Equipa de Investimento da Crest Capital Partners.

De 2007 a 2017, trabalhou na área de private equity da Explorer Investments, como sócio a partir de 2013, onde participou em várias transações de aquisição e venda, tais como Nutricafes, Gascan, Brandcare, São Roque e Espaço Casa. Neste período foi administrador de diversas participadas dos três fundos, incluindo a totalidade das empresas que constituíam o Fundo Explorer III.

Em 2000, iniciou a sua atividade profissional em Londres na área de leverage finance do ING Barings e, em 2002, ingressou na área de planeamento estratégico do grupo BSKYB. Trabalhou, ainda, na área de private equity do Banco BIG em Portugal entre 2005 e 2007.

É licenciado em Economia pela Universidade de Cambridge (Cambridge) e possui um MBA pelo INSEAD (Fontainebleau e Singapura).


Inês Lopo de Carvalho


Inês é membro da Equipa de Investimento da Crest Capital Partners.

Anteriormente, e desde 2008, trabalhou na área de private equity da Explorer Investments, onde participou em várias transações de aquisição e vendas, tais como a Solzaima, a Nutricafés, a TTM e a Brandcare. Neste período, foi administradora de diversas participadas dos três fundos, incluindo da maioria das empresas que constituíam o Fundo Explorer III.

Em 2002, iniciou a sua atividade profissional na direção de supervisão da ASF - Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, tendo entre 2005 e 2007 trabalhado no departamento de gestão de risco do Millenniumbcp Fortis.

É licenciada em Matemática pela Universidade Nova de Lisboa (Lisboa) e possui um MSc em Actuarial Management pela Cass Business School (Londres).


Pedro Valente


Pedro é membro da Equipa de Investimento da Crest Capital Partners.

Em 2009 ingressou na Explorer Investments, onde esteve dedicado à área de private equity na gestão dos fundos Explorer II e Explorer III e ao fundo de ativos turísticos Discovery. Entre 2009 e 2017 participou em mais de 10 transações de aquisição e venda como a Gascan, Brandcare, Espaço Casa ou Probos. Foi administrador de diversas participadas destes fundos.

Anteriormente trabalhou na McKinsey, na Adamastor Capital e na BPI Fundos, tendo posteriormente colaborado com a Alpac Capital.

É licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa (Lisboa) e possui um MBA pelo Insead (Fontainebleau e Singapura).


Vasco d'Orey


Vasco é membro da Equipa de Investimento da Crest Capital Partners.

Entre 2017 e 2018 apoiou a McKinsey num projecto de Marketing e Transformação Digital de um dos maiores clubes desportivos europeus.

Entre 2013 e 2017 esteve exclusivamente dedicado à área de private equity da Explorer Investments, onde participou na aquisição de várias participadas do Explorer III e na alienação da Gascan, da Solzaima e da Charon.

Entre 2006 e 2013, trabalhou na McKinsey onde participou em projetos em Portugal, Angola, Espanha, México e Peru, sobretudo para clientes do Sector Público e Sociedades Financeiras, com particular incidência em temas de Operações e IT.
É licenciado em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (Lisboa) e possui um MBA pelo INSEAD (Fontainebleau).


Gonçalo Abreu


Gonçalo é membro da Equipa de Investimento da Crest Capital Partners.

Entre 2014 e 2017 esteve exclusivamente dedicado à área de private equity da Explorer Investments. Neste período participou na aquisição e no acompanhamento de várias participadas dos diversos fundos sobre gestão, como Starfoods, Espaço Casa, Finieco e Grestel.

Entre 2007 e 2014, trabalhou na PwC (Porto e Lisboa), onde participou em diversos projetos nas áreas de project finance, parceria público-privadas, avaliação de negócios e empresas e modelização financeira.

É licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto (Porto) e possui uma Pós-Graduação em Análise Financeira pela Porto Business School (Porto).


António Lobato Faria


António é membro da Equipa de Operações da Crest Capital Partners.

Entre 1999 e 2009 foi fundador, administrador e CEO do grupo editorial Oficina do Livro, um dos líderes do mercado livreiro em Portugal. De 2006 a 2008, em parceria com a Explorer Investments, participou nas operações de MBO, de build-up com novas aquisições e na venda deste grupo.

Desde 2009, é consultor e administrador de diversas empresas e investidor privado. Anteriormente, trabalhou na área de marketing da TAP – Air Portugal e na Somague Ambiente.

É mestre em Gestão e Estratégia Industrial e licenciado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa. Foi professor assistente de Microeconomia e de Economia Europeia no Instituto Superior de Gestão e professor convidado de Gestão Estratégica na Universidade Católica de Lisboa.


Clara Câmara


Clara é Legal Counsel da Crest Capital Partners.

Entre 2014 e 2017 foi Legal Counsel da Explorer Investments, tendo sido responsável pelo acompanhamento jurídico desta sociedade e dos fundos por esta geridos, bem como pela área de compliance.

Em 2013, integrou a equipa de private equity da PLMJ Advogados.

Entre 2008 e 2013, integrou a equipa de M&A e de Corporate Governance da Vieira de Almeida & Associados.

É licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, possui um mestrado em Direito e Gestão, também por esta Universidade, e uma pós-graduação em Gestão pela Nova School of Business and Economics.


Ana Patrícia Jorge


Ana é responsável financeira da Crest Capital Partners.

Em 2012 integrou a equipa de auditoria da Baker Tilly, tendo desempenhado funções de auditora sénior desde 2014 e auditora supervisor desde 2017.

Em 2013 ingressou na Ordem dos Contabilistas Certificados.

É licenciada em Contabilidade e Administração pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa e possui mestrado em Contabilidade e Análise Financeira, também pelo mesmo Instituto.


Sofia Soares Franco


Sofia é Office Manager da Crest Capital Partners.

Entre 2017 e 2018 foi assistente de direção e do departamento financeiro da Enoidua, empresa da marca de roupa infantil Knot-Just for kids?.

De 2015 a 2017 foi assistente de direção e financeira da A4U, uma empresa de soluções completas e integradas de iluminação LED.

Anteriormente passou pelo departamento de Cardiologia e Neurologia do Hospital da Luz (Lisboa) e foi assistente do livreiro antiquário Carlos Bobone. É Técnica de Conservação e Restauro do Património.