Lisboa, 18 de Outubro de 2021

Crest Capital Partners vende o Grupo Gardengate à Equistone Partners Europe

A Crest Capital Partners ("Crest") anunciou o primeiro desinvestimento do Fundo Crest I. Nesta operação, a Crest alienou uma participação relevante no Grupo Gardengate, um dos principais fabricantes europeus de portas e portões de alumínio, à Equistone Partners Europe ("Equistone"), mantendo, no entanto, uma participação minoritária.


Fundada em 1997, em Braga, a Gardengate conseguiu construir uma posição de liderança num mercado com forte expansão, permitindo assim ao Grupo alcançar, de forma consistente, taxas de crescimento de vendas elevadas. Ao focar-se na inovação, na qualidade do produto e na prestação de serviços complementares, a equipa da Gardengate estabeleceu relações privilegiadas com as principais cadeias de DYI, especialmente em França, mercado que representa hoje 85% das vendas do Grupo.


Durante a pandemia o Grupo manteve uma performance excelente, o que lhe permitirá atingir vendas de 90 milhões de euros até final de 2021. Com este resultado, a taxa de crescimento médio anual entre 2016 e 2021 atingirá os 18%. Além do sucesso em França, o Grupo tem também registado fortes crescimentos na região do Benelux, na Alemanha e no Reino Unido. 


Alavancado na sua escala europeia, a Equistone pretende apoiar a Gardengate na sua estratégia de crescimento de várias formas: na expansão para geografias novas ou ainda pouco exploradas; no alargamento da gama de produtos; e no desenvolvimento da presença do Grupo no canal online. A Equistone apoiará também o esforço do Grupo na centralização da maioria das suas unidades de produção numa só unidade, por forma a aumentar a sua capacidade produtiva e rentabilidade.


Adelino Costa, CEO e fundador da Gardengate, referiu: "Queremos fazer crescer a Gardengate e reforçar a posição de destaque do Grupo como um fabricante de equipamentos para o exterior das casas, e acreditamos que a Equistone é o parceiro certo para atingir esse objetivo. Gostaria também de agradecer à Crest pelo apoio prestado à equipa de gestão durante o recente desenvolvimento do negócio e na transição de uma estrutura familiar para uma de gestão profissionalizada."



Sobre a Crest Capital Partners


A Crest é uma sociedade de Private Equity independente detida pela sua equipa de gestão. Conta atualmente com 10 profissionais de investimento que têm uma vasta experiência no mercado das PME’s portuguesas e que já concluíram mais de 50 transações em múltiplos setores. A Crest procura investir em empresas com vantagens competitivas claras e com alto potencial de criação de valor, desenvolvendo para isso parcerias com empreendedores e equipas de gestão ambiciosas. A Crest está neste momento a investir o seu segundo fundo de buyout com uma capitalização de 125 milhões de euros e que segue uma estratégia de investimento idêntica à do Fundo Crest I.


A Crest é uma entidade autorizada e regulada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários de Portugal. Mais informações em www.crest-cp.com.



Sobre a Equistone

A Equistone é uma empresa de investimento independente detida e gerida pelos seus membros executivos. É um dos principais investidores europeus focados em mid-market buyouts e conta com um histórico sólido e consistente com mais de 40 anos e 400 transações concluídas durante esse período. A Equistone foca-se principalmente em change of ownership deals e procura investir entre 25 e 200 milhões de euros em negócios cujo Enterprise Value se encontre entre 50 e 500 milhões de euros. Conta com uma equipa de mais de 40 profissionais de investimento a operar em França, Alemanha, Suíça, e Reino Unido e investe como parceiro estratégico ao lado das suas equipas de gestão. Está neste momento a investir o seu sexto fundo que, em março de 2018, atingiu o hard cap de 2,8 mil milhões de euros.


A Equistone é uma entidade autorizada e regulada pela Financial Conduct Authority. Mais informações em www.equistonepe.com.




Sobre a Gardengate


Fundada em Braga em 1997, a Gardengate é um líder europeu na produção de portões de jardim e portas de entrada em alumínio. O foco do Grupo nas exportações permitiu-lhe estabelecer uma posição muito significativa e já longa com os principais players em França, mercado que representa 85% de vendas do Grupo, e posicionar-se em mercados de rápido crescimento como a Alemanha e o Benelux.


A empresa conta com mais de 500 colaboradores distribuídos por 9 unidades de produção modernas localizadas no Norte de Portugal.


Voltar